Medidas da China: anéis, roupas e calçados

Se você viu lindas roupas, calçados e anéis no Aliexpress, mas não compra por não saber se irá "caber" em você. Veja essa dica para saber as medidas certas.

conversão de medidas chinesas
compre sem medo das medidas



Se você nunca comprou em um site chinês, certamente está muito confuso com as medidas que aparecem nos sites. Eu vou tentar explicar da melhor forma possível pra você comprar suas roupas, anéis, roupas infantis e calçados sem medo. A noção mais básica sobre as medidas Chinesas em comparação com as medidas do Brasil.

Informações importantes para comprar roupas

Essa é a maneira mais básica e rápida de comprar roupas nos sites chineses. Mas se você quer saber exatamente se a roupa irá ajustar no seu corpo, você irá precisar de alguns informações adicionais.

São elas:
Comparação de medidas do Brasil com a China

É importante você esta familiarizado com essas palavras em inglês, porque muitas vezes o vendedor fornece na discrição do seu anúncio uma tabela com as medidas de cada parte do corpo.
Alguns vendedores já digitam essas informações na discrição do produto para facilitar, já que o site tem três traduções, inglês, Português-BR e Russo.

Medidas de roupas para criança


Ao pesquisar por roupas de criança, você vai perceber que os tamanhos são bem diferentes. Os tamanhos para roupas de criança são definidos por números com ou sem "T".
A tabela que vou mostrar aqui, eu copiei de um anúncio de roupa infantil e comparei com outras tabelas, também de roupas de roupas de criança.
medidas de roupas infantis
A medida como todas segue um padrão, e o padrão é esse: 2T (altura mínima 85cm/máxima 95cm); 3T (alt. Min. 95/ Max. 105cm).

Em algumas roupas infantis, ao ir olhar a tabela, você pode ver o 2T referente à altura de 85cm, 3T com a altura de 105 cm.


De uma forma geral, de um tamanho para outro, a diferença é de 10cm.

Então, sempre dê uma olhada na tabela do vendedor para comprar o mais próximo possível da medida da criança.

Medida chinesa de calçados

Os chineses utilizam grande maioria das vezes, se não for sempre, a medida dos EUA de calçados masculinos e femininos.

Vejam a tabela a seguir:
tabela de conversão de medidas de calçados


Como podem ver na tabela acima, o número 5 do calçado do site AliExpress, corresponde ao número 33 dos calçados brasileiros. E assim por diante.
Vou deixar uma tabela com todos os números de calçados masculinos e femininos, tudo que vocês precisarão fazer é baixar a tabela e comparar a medida brasileira com a medida americana e ir comprar no AliExpress. Clique aqui para baixar.

Observe que a cada meio centímetro aumenta o número do calçado, sendo assim, se o seu pé tem menos que 22,5 centímetros, o número do seu calçado será 4.5. E para tamanho maiores funciona do mesmo jeito.

Melhores calçados masculinos e femininos no AliExpress

Medidas chinesas de anéis

Outra dúvida frequente, mas dessa vez tenho uma tabela que irá ajudar a muitos, uma sugestão que eu dou para vocês é não se prender muito a tamanhos, 5, 7,8,9......!
Se você se basear em tamanhos, as chances de comprar um anel com a medida errada será grande, a palavra-chave é: medida

Para comprar anéis sem medo, você deve sempre se basear pela medida do diâmetro do anel, usando um anel que você já utilize e medindo a distância em milímetros de uma borda a outra ou usando um papel e fazendo ele dar uma volta completa no seu dedo e marcando o ponto de encontro para ver a distância numa régua. Veja o exemplo da imagem.

tabela de medidas de anéis no aliexpress

Se ainda assim, tiver dúvidas, deixe seus comentário.

80 comentários:

  1. oiie meu dedo e 20 no barsil e mesmo com a tabela não sei qual medida peço e agora :(
    bella.ravana@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal para comprar anél seria usar um parquimetro, para medir o diâmetro do dedo com precisão. Mas dá para fazer com uma vita métrica também.
      Você vai medir a circuferência do devo com a fica métrica e ver quantos centímetros vai dar.
      Sabendo o diâmetro do dedo o qual pretende usar o anél, você, mais uma vez, vai comparar com as medidas dadas pelo vendedor.
      Uma dica!
      Compre dois anéis mais baratinho com uma uma medida a mais e outro com uma medida a menos.
      Fazendo isso você saberá qual ficará melhor no seu dedo, sabendo ao certo qual a medida perfeita do seu dedo, você vai ter mais confiança para comprar até mesmo aqueles anéis de casamento que custam uma nota!

      Obrigado pelo comentário!
      :)

      Excluir
  2. e quando o tamanho da roupa é por número?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente os vendedores colocam na discrição do produto uma tabela com medida para conversão de centímetros, tudo que você vai precisar é tirar as suas medidas e comparar com a tabela fornecida pelo vendedor!

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. E pra bebê de meses como eu vejo o tamanho?

      Excluir
  3. Mas as opções de tamanhos de aneis normalmente são 6, 7, 8, nessas casas. Meu tamanho é 17, tenho 17mm de diametro de dedo. Qual numero devo escolher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, pela nossa tabela seria o tamanho 14, que tem o seu 17mm e 3 micrômetro de folga para o seu dedo.
      Mas é importante você sempre ver na tabela oferecida pelo vendedor e outra dica muito importante é sempre comprar dois anéis baratos, com medidas aproximadas do seu dedo para quando for comprar um anel mais caro, ter uma medida exata.

      Quando você comprar e receber o seu anel, volte e nos conte a sua experiência!

      Abraço!

      Excluir
  4. Ola!!! e quanto ao tamanho das roupas infantis. Qual a diferença de 3 para 3T, por exemplo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vanessa!

      Nossa eu não fazia ideia de como é confuso comprar roupa para criança. Eu tava dando uma olhada para poder te responder e percebi uma diferença.

      Os tamanhos:

      2T| Comprimeiro: 38cm | Busto: 50cm | Manga:30cm | altura da criança: 85-95cm
      3T | Comprimento: 41cm | Busto: 53cm | Manga: 33cm | Altura da criança: 95-105cm

      A medida como todas segue um padrão, e o padrão é esse: 2T (altura mínima 85cm/máxima 95cm); 3T (alt. Min. 95/ Max. 105cm). De uma medida para outra a diferença é de 10cm.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Pois é.. fiquei super confusa, quando me deparei numa compra com as opções de tamanho 2T, 3T, 4, 5, 6. (Pq o 4, 5, 6 não tem o T?? kkkk) e ainda o vendedor diz nas descrições disponível nos tamanhos 80,90,100,120.Uma loucura rs

    Mas, obrigada pela atenção Fabricio :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs!
      Realmente, principalmente pela diferença de medidas do corpo dos chineses em comparação com o nosso.
      Mas não tem mistério e nem segredo.

      Para comprar no tamanho certo em sites internacionais, tem que se medir todo e anotar, e comparar qual tamanho do site se encaixa na sua medida, mas nunca deixar de olhar a tabela que o vendedor oferece, porque só nessa pesquisa que fiz sobre os tamanhos para criança eu vi três medidas diferentes para o tamanho 3T.

      Outra dica importante, na discrição do produto, clique sempre em "ver a discrição em inglês". Porque na tradução da discrição sempre some alguns detalhes importantes, como a tabela com as medidas e tamanhos da roupa.

      E na dúvida, antes de comprar forneça as medidas para o vendedor e pergunte qual o tamanho ideal para você!

      Graças a você ter perguntando eu tomei coragem e atualizei as tabelas.

      Obrigado pelo comentário. :)

      Excluir
  6. Se o tamanho do meu anel é 12 em joalherias do brasil, quanto é na china?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor jeito é descobrindo quantos milimetros de diâmetro tem o tamanho 12 e comparar com as medidas da tabela do vendedor.

      Abraço!

      Excluir
  7. tamanho de uma calça jens numero 40 na china, corresponde que tamanho na china .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Para comprar na medida certa, não se prenda e medidas padronizadas. Compre sempre comparado as suas medidas, com as medidas da roupa fornecida pelo vendedor, de roupa para roupa isso pode ter uma diferença de 2cm pra menos ou pra mais por causa do tecido. :)

      Abraço!

      Excluir
  8. ola amigo bom. estou fazendo minha primeira compra no aliexpress e estou tendo problema de comunicaçao com o vendedor heheheh... ele pede uma ordem e eu nao estou entendendo que ordem e essa, ja pedi pra ele explicar e ele me pede a mesma coisa ordem. ja falai tamanho cor e mandei o link do vestido que quero. kkkk poderia me ajudar por favor. o que e ordem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquelyne,
      ordem é o número da sua compra.
      Realmente, pelo o que você disse, está estranho mesmo, se você poder usar o formulário de contato e me enviar um printscreen da mensagem, talvez em possa ajudar

      Aguardo seu contato,
      Abraço!

      Excluir
  9. onde encontro o numero da minha compra? vou te enviar sim pelo seu e-mail ok? obgadao... qual seu e-mail?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use a caixa de contato no rodapé do blog, basta enviar um "oi" que eu te respondo! :)

      Excluir
  10. Meu amigo não entendi como faço pra medir uma calça por exemplo, devo medir da cintura ao calcanhar??????

    No Aliexpress eles não utilizam os tamanhos americanos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa parte dos produtos são utilizada as medidas chinesas. Basta você medir a sua cintura e comparar com a tabela fornecida pelo vendedor para saber o tamanho da roupa.

      Excluir
  11. Ola. Preciso da sua ajuda. Estou com dificuldade pra saber qual numero de calca jeans masculina corresponde ao 38 e 40 aqui do brasil. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei ao certo, mas acredito que 38 e 40 dos tamanhos brasileiros sejam a medida da cintura da roupa. Sendo assim, você tem que olhar a tabela fornecida pelo vendedor para saber o tamanho certo da roupa (X, L, XL. XXL..) de acordo com a medida.

      Excluir
  12. Meu tamanho de anel no Brasil é 11. E na china ? Como faz para saber o milímetro de diâmetro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diih.

      Para saber o tamanho do anel ao comprar da China, você terá que medir o diâmetro do seu dedo. O jeito mais fácil de fazer isso é pegar uma régua e medir quantos mililitros tem de uma borda a outra o anel que você utiliza aqui no Brasil e comparar com a tabela fornecida pelo vendedor para saber o tamanho exato para comprar um anel da China.

      Abraço!

      Excluir
  13. Olá, qdo a camisa esta com tamanho P, M, L, XL e XXL. e quero pp do Brasil esse P se refere ao PP??

    ResponderExcluir
  14. Olá Fabricio, gostaria da informação a respeito de como comprar bermuda e calças porque no aliexpress só tem tamanhos 29 a 38 e eu acredito que isso não seja o tamanho verdadeiro daqui do Brasil pois é para adultos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Fabricio, tudo bem? Então eu quero comprar uma sandalia e minha numeração é 35 mais estou muito confusa com as medidas aqui no Aliexpress que é 5, 5.5, 6, 6.5, 7, 7.5, 8. É minha primeira compra, eu sou de sp demora quanto tempo pra chegar?

    Desde já meu muito obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá como posso saber o verdadeiro tamanho ou comprimento em um vestido...sou evangélica e só posso usar com manga curta e ate o joelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eutenho um outro artigo que esta mais resumido e com uma tabela com tamanhos para comparar.

      Clique aqui para acessar

      Excluir
  17. marcello silcaoutubro 08, 2014

    Boa tarde olha sobre os anéis em algumas tabelas estao medidas EROPA MEXICO JAPÃO menos as do brasil como fazer compra na referencia EUROPA? E essa tabela que vc postou serve tanto para homens e mulheres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu atualizei esse artigo com novas informações que irão esclarecer suas dúvidas. Caso você marcou a caixa "notifica-me", não deixe de fazer-nos uma visita para ler o artigo.

      Excluir
  18. Boa tarde! A numeração da minha calça é 38. No site, tem uma tabela de altura e peso tbm. Isso conta tbm como medida de calça? Tenho 1,68 de altura e peso entre 62 e 64kg. Nesse caso a numeração da minha calça seria 31?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eden

      Não se prenda muito a número de medidas. Dê uma boa olhada nas medidas da roupa e compare com as medidas do seu corpo.
      Por exemplo: o comprimento da calça, o comprimento da cintura para comprar o mais próximo da sua medida.

      Sendo um pouco largo ou grande, nada que uma costureira não resolva, mas se for apertado, já era.

      Abraço!

      Excluir
    2. oi fabricio , gostaria de uma ajuda, quero comprar uma bota, meu numero é 37 e 38 que tamanho eu compro?

      Excluir
  19. olá ja comprei nesse site roupa e acertei o tamanho das blusas, agora to com dificuldade no tamanho dos calçados calço 37 vc me daria alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sugestão é com uma fita métrica medir a cintura da calça que você usa e acha confortável, e depois no anúncio do produto, procurar a medida da cintura da calça.

      Dessa forma você vai conseguir comprar no tamanho exato.

      Abraço!

      Excluir
  20. Oi, Fabrício.
    Estou fazendo minha primeira compra e ia pedir jaqueta, conforme dito no site, tamanho EUA L (large) e achei que era G. Mas no texto você diz que isso pode ser P e fiquei confusíssima. Socorro, Fabrício! rsrs Afinal as medidas no AliExpress são EUA ou China?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellen,

      Para calçados eles usam as medidas do EUA. Agora para roupa eles usam suas próprias medidas. Então nesse caso é fundamental você dar uma lida na tabela de comprimentos do produto. Essa tabela fica na discrição do produto.

      Abraço!

      Excluir
  21. Oi Fabrício. Estou com problemas para comprar calçados pra minha filha. Ela tem 10 meses e eu quero comprar uns maiorzinha tipo tam. 16, 17. Mas eu nunca achei a tabela convertida para esses números. Você pode me ajudar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício Gomezsetembro 20, 2015

      Olá.

      Olha eu indico à você entrar em contato com o vender e falar o tamanho em centímetros do pé da criança e pedir a orientação ao vendedor sobre qual é o melhor tamanho.

      Espero que isso ajude de alguma forma.

      Excluir
    2. Olá.

      Olha eu indico à você entrar em contato com o vender e falar o tamanho em centímetros do pé da criança e pedir a orientação ao vendedor sobre qual é o melhor tamanho.

      Espero que isso ajude de alguma forma.

      Excluir
  22. Então estou muito confuso com as roupas masculinas vejo q no ali algumas camisas são de padrões asiático e outras europeus em alguns casos tem camisetas xxxl = g posso confiar nos padrões asiáticos calculando minhas medidas? É muito diferente padrões asiático dos padrões brasileiro poderia comprar de uma vez mais não quero correr risco de gastar dinheiro atoa.

    ResponderExcluir
  23. Ola eu estou com muita dificuldade em comprar um vestido longo... minhas medidas algumas sao maiores que a tabela e outras menones uso 38/40 no Brasil qual número vc acha melhor que eu compre?? Pedi o 12 mas estou achando grande, busto 84 cintura 72 Ombro 94 quadril 102

    ResponderExcluir
  24. Ola, e quando não tem tabela de medidas, so diz para escolher o tamanho, e ai, como saber?

    ResponderExcluir
  25. Minha filha tem 7 anos, mas usa aqui no Brasil tamanho 10... Qual tamanho devo comprar pra ela das roupas da China?

    ResponderExcluir
  26. Quero saber o tamanhos de roupas para crianças,o que significa tamanho 100

    ResponderExcluir
  27. Oi estou querendo comprar ropas neste site, mas, estou com medo do tamanho! A minha duvida é se eu tenho que acrescentar mais algum centímetro alem da minha medida? Estou com medo de comprar e ficar apertada demais! Será que fica muito apertado e o ideal seria alguns centímetros a mais? Se sim quantos a mais?

    ResponderExcluir
  28. Olá, em relaçao aos calçados o numero 4 é equivalente a que numero no Brasil?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Ola quero comprar tecido nesse site eles me disseram q o tecido q quero tem 130cm por 5metros o que quer dizer em nossa metragem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao meu ver, 1,3 metro de largura por 5 metros de comprimento.

      Excluir
  30. olha eu sempre compro no aliexpress e tem uma compra minha que fiz há mais ou menos 1 ano e ficou faltando uns produtos não recebi e nem fui reembolsada ...vejo que os produtos continuam em venda agora pq os meus não veio ate hoje não sei meu nome Claudete B DE ARAUJO E MAIL baruru2@hotmail com , acho um descaso com um cliente isto me senti roubada pelo site .

    ResponderExcluir
  31. oi, aqui no Brasil meu tamanho de anel é 19 e do meu namorado é 40, quais tamanhos seriam apropriados na china?

    ResponderExcluir
  32. Olá, minha prima calça sapato 22 aqui no Brasil, ela tem 1 ano e 7 meses, qual a numeração dela no site?

    ResponderExcluir
  33. Olá, meu filho usa sapato 33 aqui no brasil qual a numeração dele no site. Desde ja grata.

    ResponderExcluir
  34. Uso calcado 36 no brasil que numero pediria

    ResponderExcluir
  35. Bom dia!
    poderia me informar: a medida do meu anel aqui no Brasil é 28 a que n. corresponde na china?
    obrigado!

    ResponderExcluir
  36. oi , boa tarde!
    poderia me informar: o n. da min ha aliança aqui no brasil é 28 a que n. corresponde na china?
    obrigado1

    ResponderExcluir
  37. oi, boa tarde!
    poderia me ajudar?
    o numero da minha aliança aqui no brasil é 28, a que numero corresponde na china?
    obrigado!

    ResponderExcluir
  38. Queira tamanhos das roupas

    ResponderExcluir
  39. Juliana Oliveirajaneiro 19, 2016

    Oi Fabrício é a minha compra que eu faço no aliexpress e eu estou meio perdida para escolher o numero do sapatinho de bebe ela tem 8 meses e calça 19 como que eu faço para acertar a numeraçao
    " notifica-me "

    ResponderExcluir
  40. Juliana Oliveirajaneiro 19, 2016

    Oi fabrício é a minha primeira compra de calçado de bebe no aliexpress e estou meio perdida entre os numeros a minha bebe tem 8 meses e calça 19 como que eu faço para acertar a numeraçao

    ResponderExcluir
  41. Olá, o tamanho de aneis pra mim é o nº 16. Como faço para saber do Aliexpress?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Meu numero no brasil e 18.mais mesmo com a tabela eu nao consigo saber qual e o meu numero na china.

    ResponderExcluir
  44. os tamanhos L, M, XL, porem eu escolhi uns vestidos para meu site que tem tamanhos PP, P e XG, ae quero saber o que eles significam, quais tamanhos correspondem?

    ResponderExcluir
  45. olá,poderiam -me ajudar com uma duvida e sobre medidas
    não entendo muito, quero comprar uma jaqueta dessas de futebol qual seria o melhor tamanho
    para uma pessoa de 100kg e 1,75 de altura XXL ou XXXL?

    ResponderExcluir
  46. meu numero aqui no brasil de calçado e 37.So que cada produto tem uma tabela diferente.E isso mesmo?Como faço acompanho a tabela descrita do produto?

    ResponderExcluir
  47. Ola ,
    Gostaria de saber quantos centímetros terei que acrescentar além das medidas exatas da crianca ,para comprar vestido de festa???
    .
    Ex:
    busto 0.57 cm = 22.44 inch
    cintura 0.56 cm =22.05 inch
    altura 1.08 cm = 42.52 inchs

    ResponderExcluir
  48. vamos supor que o tamanho do meu dedo é 14. Que numero que tenho que comprar na China?

    ResponderExcluir
  49. Minha filha tem 7 meses qual tamanho na China corresponde?

    ResponderExcluir
  50. A minha filha calça 23 ai qual o no numero dela no aliexpress

    ResponderExcluir
  51. Quero comprar duas alianças no aliexpress um tamanho 16 e 18 no Brasil
    Mas o tamanho na China é diferente qual tamanho devo pedir??

    ResponderExcluir
  52. Quero comprar duas alianças no Brasil o número é 16 e 18 e na China
    Qual vai ser os tamanhos??

    ResponderExcluir
  53. olá boa tarde !

    como faço para escolher sutiã na china se vende por letras A B C D E AQUI NO BRASIL MEU NUM É 44 COMO FAÇO ?

    ResponderExcluir
  54. Olá... Eu fui comprar umas alianças para noivado, só que para saber a numeração, eu teria que medir a circunferência do dedo, porém no site os 5 cm é 52 o tamanho de lá, 6cm 55, porém o meu deu o tamanho de 5,5 e do meu noivo 6,6... o que é melhor eu pegar para mim (5cm 52 ou 6cm- 55) e para ele (6cm-55 ou 7cm-58)? Me ajuda pf?!?!

    ResponderExcluir
  55. Boa noite, o número do meu anel aqui no Brasil é 26. Qual número devo comprar no Aliexpress.
    Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  56. Oi meu dedo é 18, mede 6centímetros de circuferencia qual seria o meu em medidas chinesa?

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde. Quero comprar um par de alianças. Minha medida é 16 e a do meu namorado 22. Qual seria o tamanho ideal?

    ResponderExcluir
  58. meu numero aki no brasil é 18 e do meu notado e 20 qual seria o o nosso número china pq quero compra um par de alianças..

    ResponderExcluir

Ao deixar o seu comentário e quiser receber notificação de resposta, marque a caixa "notifica-me". Lembre-se: sua dúvida pode ser a dúvida de outros visitantes.